A importância de contribuir adequadamente para a previdência social

Parece não ser importante, mas contribuir com a previdência social é uma forma de garantir uma renda e até mesmo, garantir o seu próprio sustento após a aposentadoria. Dito isso, contribuir para a previdência social é de extrema importância para a garantia ao acesso do segurado aos serviços e benefícios a que tem direito no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Por isso, comentaremos a respeito da importância de contribuir adequadamente para a Previdência Social, como uma forma de proteção ao seu futuro.

 

Vamos entender o que é Previdência Social e do que se trata o INSS?

 

A previdência social é um seguro social, cujo segurado contribui através de valores mensais.  Essa contribuição garante ao segurado o recebimento de renda quando chegar a hora de se aposentar.

Já o Instituto Nacional do Seguro Social, também chamado de INSS, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Previdência Social, que possui como uma das principais funções o controle do pagamento das aposentadorias e demais benefícios ao segurado.

 
Mas porque devemos contribuir com a Previdência Social?
 

Contribuir com a previdência social é a garantia do recebimento de um benefício de caráter mensal durante a aposentadoria.

Saiba também que você ao contribuir com a previdência, além de garantir sua aposentadoria, você também pode ter o direito a receber outros benefícios de caráter temporário. Lembrando que para cada benefício, você deve cumprir requisitos mínimos para recebê-lo e que é de extrema importância a ajuda de um advogado especialista para te auxiliar.

Esses são alguns benefícios que a previdência pode proporcionar aos seus contribuintes:

  • Auxílio doença;
  • Salário Maternidade;
  • Pensão por Morte;
  • Aposentadoria por invalidez;
  • Aposentadoria por idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;

Por isso, é de extrema importância que tanto os profissionais autônomos e liberais, quanto os de carteira assinada, busquem a forma mais adequada de contribuir para a garantia e manutenção de seus direitos.

 

E qual seria o valor do benefício dado pelo INSS?


Preste bem atenção caro leitor! O valor do benefício provido pelo INSS, nunca será menor que um salário mínimo no valor atualizado ou maior do que o valor máximo a ser concedido pela previdência – chamado teto da Previdência.

Importante destacar que atualmente, o valor mínimo é de 1320,00 reais, que corresponde ao salário mínimo em 2023, enquanto teto é em torno de 7507,00 reais.


A Importância de um Advogado Previdenciário para te auxiliar nesse precesso
 

Contribuir para com a previdência social além de ser extremamente importante, às vezes se torna uma tarefa difícil quando não somos bem orientados – ocasionando em muitas negativas pelo INSS da concessão do benefício, por não cumprir exigência, pelo não cumprimento de algum regramento específico ou até mesmo, por omissão do próprio INSS.

Contudo, todos esses entraves podem ser driblados com a ajuda de um advogado previdenciário, que além de te auxiliar em todo esse processo, poderá junto a você aplicar a melhor regra para a resolução e concessão do seu benefício.

A Previdência Social é o caminho para a garantia de aposentadoria no futuro e para a garantia do direito de concessão de benefícios. Portanto, não deixe de se preocupar e repensar sobre o seu futuro.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas da Ilir Advogados, escritório especializado em pensar e cuidar do seu futuro junto com você

Pesquisa Rápida
Categorias
Posts recentes

É possível a cumulação de benefícios do INSS?

Para interessados a respeito do tema, há uma boa notícia, existe sim a possibilidade de acumulação de benefícios previdenciários, seja pelo segurado, seja pelo dependente. Atendidos, claro, alguns requisitos específicos a cada caso.

Leia mais »
Siga-nos nas redes sociais
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?